A Abordagem Verdadeiramente Interdisciplinar na Análise e Prática Educacional
Josuel de Souza FERREIRA
Resumo
No vasto panorama da produção acadêmica contemporânea, a interdisciplinaridade surge não apenas como uma metodologia, mas como uma necessidade imperativa. Na Revista Interdisciplinar Peripatéticos (RIP), ao refletirmos sobre a importância da interdisciplinaridade, confirmamos a urgência de criar pontes entre áreas do conhecimento que, por vezes, permanecem isoladas em seus próprios paradigmas. Este editorial é um convite para uma reflexão profunda sobre a convergência entre a História da Educação, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Ciências da Educação e Ciências da Religião, e como essas disciplinas, quando interligadas, podem oferecer novas perspectivas e insights cruciais para o entendimento da educação contemporânea.
Palavras-chave
Referências
Arendt, Hannah, 1906-1975. (2022). Entre o Passado e o Futuro. [Textos: José de Carvalho e Celso Lafer; Tradução: Mauro W. Barbosa; revisão da tradução: Adriano Correia Silva]. 9. Edição renovada. São Paulo, SP, Brasil: Editora Perspectiva.
Ferreira, J. S. Formação Humana e Constituição da Docência: a crise na educação e cotidiano escolar à luz das reflexões de Hannah Arendt. Dissertação (Mestrado) -- Logos University International, Departamento de Pós-graduação e Pesquisa, Programa de Pós-graduação em Educação, Miami, FL, Estados Unidos da América, 2023.
Freire, Paulo 1921-1997. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: Editora Paz e Terra, 2021.