Revista Interdisciplinar Peripatéticos
http://www.peripateticos.periodikos.com.br/article/doi/10.5281/zenodo.13159511
Revista Interdisciplinar Peripatéticos
EDITORIAL

Editorial - Revista Interdisciplinar Peripatéticos (RIP)

Josuel de Souza FERREIRA

Downloads: 0
Views: 57

Resumo

A educação contemporânea enfrenta desafios constantes e complexos que bloqueiam uma abordagem inovadora e integrada. A interdisciplinaridade surge como uma ferramenta essencial para fornecer uma formação completa e significativa aos estudantes, permitindo-lhes não apenas absorver conhecimentos, mas também desenvolver habilidades críticas e reflexivas. Como destaca Ferreira (2021), é através da autonomia e da atuação ética que os indivíduos se formam de maneira mais ativa e reflexiva. Essa autonomia só pode ser conquistada em um ambiente educacional que prioriza metodologias dinâmicas e centradas no aluno.

Palavras-chave

Hannah Arendt. Educação Contemporânea. Interdisciplinaridade. 

References

Arendt, Hannah, 1906-1975. (2022). Entre o Passado e o Futuro. [Textos: José de Carvalho e Celso Lafer; Tradução: Mauro W. Barbosa; revisão da tradução: Adriano Correia Silva]. 9. Edição renovada. São Paulo, SP, Brasil: Editora Perspectiva.

Brasil. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/9394/1996): Secretaria de Educação Básica. Brasília, DF, Brasil.  

Ferreira, J. F. (2021). Interdisciplinaridade e o Ensino de Filosofia no Ensino Médio. In: Liliane Pereira de Souza (Organizadora). Pesquisas em educação: possibilidades e desafios. Campo Grande, MS, Brasil: Editora Inovar.

Ferreira, J. S. (2022). Relato de Experiência: Observação e Prática no Ensino Fundamental no Ensino de Filosofia. In: Educação: avanços e desafios. Liliane Pereira de Souza (Organizadora). Campo Grande, MS, Brasil: Editora Inovar.


Submitted date:
07/28/2024

Reviewed date:
07/30/2024

Accepted date:
08/01/2024

66ac2420a953953ad2235e14 peripateticos Articles
Links & Downloads

RIP

Share this page
Page Sections