Editorial - Revista Interdisciplinar Peripatéticos (RIP)
Josuel de Souza FERREIRA
Resumo
A educação contemporânea enfrenta desafios constantes e complexos que bloqueiam uma abordagem inovadora e integrada. A interdisciplinaridade surge como uma ferramenta essencial para fornecer uma formação completa e significativa aos estudantes, permitindo-lhes não apenas absorver conhecimentos, mas também desenvolver habilidades críticas e reflexivas. Como destaca Ferreira (2021), é através da autonomia e da atuação ética que os indivíduos se formam de maneira mais ativa e reflexiva. Essa autonomia só pode ser conquistada em um ambiente educacional que prioriza metodologias dinâmicas e centradas no aluno.
Palavras-chave
Referências
Arendt, Hannah, 1906-1975. (2022). Entre o Passado e o Futuro. [Textos: José de Carvalho e Celso Lafer; Tradução: Mauro W. Barbosa; revisão da tradução: Adriano Correia Silva]. 9. Edição renovada. São Paulo, SP, Brasil: Editora Perspectiva.
Brasil. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/9394/1996): Secretaria de Educação Básica. Brasília, DF, Brasil.
Ferreira, J. F. (2021). Interdisciplinaridade e o Ensino de Filosofia no Ensino Médio. In: Liliane Pereira de Souza (Organizadora). Pesquisas em educação: possibilidades e desafios. Campo Grande, MS, Brasil: Editora Inovar.
Ferreira, J. S. (2022). Relato de Experiência: Observação e Prática no Ensino Fundamental no Ensino de Filosofia. In: Educação: avanços e desafios. Liliane Pereira de Souza (Organizadora). Campo Grande, MS, Brasil: Editora Inovar.
Submetido em:
28/07/2024
Revisado em:
30/07/2024
Aceito em:
01/08/2024