Materiais didáticos para o componente curricular Ensino Religioso visando a 2016 implementação do artigo 33 da Lei 9394/96 revisto na Lei 947/97
Maria Catharina Silva FERREIRA; Josuel de Souza FERREIRA
Resumo
A resenha do texto “Materiais Didáticos para o Componente Curricular Ensino Religioso” de S.R.A. Junqueira aborda a relevância histórica e pedagógica do Ensino Religioso no Brasil. O autor reflete sobre os desafios e avanços desde a chegada dos portugueses, evidenciando a importância dos materiais didáticos para esse componente curricular. A análise enfatiza a integração do Ensino Religioso às diretrizes da Educação Básica, considerando a diversidade cultural e a legislação vigente, como o artigo 33 da Lei 9.394/96 e as resoluções CEB/CNE nº 04/2010 e nº 7/2010. Esses marcos asseguram uma educação laica e plural, promovendo respeito às diferenças regionais e culturais. O estudo destaca a necessidade de revisar materiais pedagógicos para atender às demandas contemporâneas, reforçando uma visão inclusiva e democrática da educação.
Palavras-chave
Referências
Brasil. (2010). Conselho Nacional de Educação. Resolução CEB/CNE nº7/2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos. Brasília, DF, Brasil.
Junqueira, S. R. A. (2016). Materiais didáticos para o componente curricular Ensino Religioso visando a 2016 implementação do artigo 33 da Lei 9394/96 revisto na Lei 947/97. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Curitiba, PR, Brasil.
Submetido em:
04/12/2024
Revisado em:
12/12/2024
Aceito em:
30/01/2025