Educação Bancária e Contemporaneidade: Reflexões Segundo Paulo Freire
Josuel de Souza FERREIRA
Resumo
O editorial discute a educação bancária, conceito central na obra de Paulo Freire, descrito pela transferência passiva de conhecimento do educador para o educar. Essa abordagem perpetua o autoritarismo e desvaloriza a autonomia. No contexto da pós-modernidade e do avanço do neoliberalismo, torna-se essencial revisitar esse modelo e promover uma educação libertadora, baseada no diálogo e na problematização. A mercantilização da educação reforça a alienação, mas a pedagogia freireana permanece como alternativa ética e política. Inspirada em Freire, a educação deve ser um ato de amor e compromisso com a justiça social.
Palavras-chave
Referências
Dickmann, Ivo. (2020). Pedagogia do ser mais. V. 5. 1. Edição. Chapecó, SC, Brasil: Editora Livrologia. (Coleção Paulo Freire; 04).
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Submetido em:
01/01/2025
Revisado em:
01/01/2025
Aceito em:
30/01/2025