Editorial - Metodologias Ativas: Transformando o Cenário Educacional
Josuel de Souza FERREIRA
Resumo
Na contemporaneidade, uma era da informação e da velocidade com que o conhecimento se expande, as metodologias ativas emergem como uma resposta aos desafios educacionais contemporâneos. Essas práticas, ao colocarem o aluno no centro do processo de aprendizagem, reformulam a relação entre docente e discente, promovendo uma aprendizagem mais colaborativa, criativa, reflexiva e crítica. Segundo Ferreira e Lopes (2022) dizem que a ideia de aprendizagem criativa está se consolidando como uma forma de garantir uma educação básica mais relevante, possibilitando que os alunos utilizem uma variedade de recursos disponíveis para construir e obter sentido ao seu aprendizado de maneira prática e segura.
Palavras-chave
Referencias
Bassalobre, J. (2013). Ética, Responsabilidade Social e Formação de Educadores. Educação em Revista, 29(1), 311-317.
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Ferreira, J. S; LOPES, G. C. D. Metodologias do ensino superior: reflexões sobre o olhar de Paulo Freire. COGNITIONIS Scientific Journal, v. 5, n. 2, p. 194-210, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.38087/2595.8801.164. Acesso em: 22 de outubro de 2024.
Moran, J. M. (2015). Mudando a educação com metodologias ativas. In: Souza, C. A. de, Morales, O. E. T. (Org.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, 2, Foca Foto-PROEX/UEPG.
Submitted date:
01/10/2024
Reviewed date:
15/10/2024
Accepted date:
20/10/2024